Início / Agricultura / AEP e Aicep promovem missão empresarial a São Tomé e Príncipe

AEP e Aicep promovem missão empresarial a São Tomé e Príncipe

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, encontra-se a promover uma missão empresarial a São Tomé e Príncipe, a realizar-se de 14 a 18 de Novembro de 2017.

Os interessados devem inscrever-se aqui até 31 de Agosto de 2017.

Este projecto foi submetido no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e internacionalização, Eixo II – Projectos conjuntos– Internacionalização, ao abrigo do Aviso nº29/SI/2015, de 13 de Outubro. E visa contribuir para a internacionalização do tecido empresarial português, ao potenciar o aumento da base de clientes e capacidade exportadora das empresas participantes, e assim reforçar a sua competitividade ao assegurar uma maior orientação da produção para a procura externa.

São elegíveis as pequenas e médias empresas, as quais poderão beneficiar de um co-financiamento de 50% dos custos directos elegíveis no âmbito deste projecto, e de 85% dos custos gerais, ligados à preparação da acção.

Diz a organização da missão que, “num momento de recuo na economia de algumas das maiores economias de Língua Portuguesa, o arquipélago de São Tomé e Príncipe passa por um acelerado desenvolvimento”. Nos últimos anos, a economia santomense viu “um forte crescimento do PIB e do consumo, assim como uma constante descida da inflação. Actualmente, o país recebe cada vez maior atenção de grandes investidores internacionais sendo também um dos maiores destinos de turismo ecológico do continente africano”.

São Tomé e Príncipe apresenta “inúmeras oportunidades em vários sectores desde a construção, maquinaria e ferramentas, turismo, novas tecnologias, energias renováveis, bens alimentares, produtos farmacêuticos e hospitalares, entre outros”, realça a mesma fonte.

Porto de águas profundas

E acrescenta que o governo de São Tomé e Príncipe anunciou também a construção e recuperação das infra-estruturas físicas e logísticas do país, através, por exemplo, da construção de um porto comercial de águas profundas e a expansão do aeroporto internacional. Em paralelo a estes grandes projetos, existem ainda outros de menor dimensão que serão desenvolvidos no país.

Esta missão multi-sectorial terá como objectivo facultar às empresas portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas locais através de reuniões previamente agendadas. Desta forma, as empresas portuguesas terão a possibilidade de compreender as necessidades mais emergentes e perceber as potencialidades que estes países proporcionam nos vários sectores de actividade.

Programa:

14 de Novembro: partida Porto ou Lisboa / São Tomé.
15, 16 e 17 de Novembro: apresentação de mercado e reuniões B2B.
18 de Novembro: regresso São Tomé / Porto ou Lisboa.

Pode consultar as condições de participação aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

APS lança livro sobre “Alerta Máximo” para a questão dos incêndios e a problemática das alterações climáticas

“Alerta Máximo” é o título do novo livro da colecção Seguros e Cidadania, lançado pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.