Início / Agenda / Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito inaugura Centro de Análise e Pesagem

Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito inaugura Centro de Análise e Pesagem

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACV) inaugura amanhã, 18 de Agosto, pelas 17h30, a obra do seu novo Centro de Análise e Pesagem (CAP), o qual já vai servir para a recepção de uvas na vindima deste ano. A inauguração está a cargo do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

A estrutura vai estar ao serviço dos viticultores dos três concelhos e permitirá um maior controlo da qualidade das uvas.

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, constituída por escritura pública em 1960, iniciou a sua actividade em 1963. É o resultado do sonho, do esforço e do trabalho da maioria dos viticultores das regiões de Vidigueira, Cuba e Alvito, “assente na experiência da tradição e no reconhecimento da reinvenção, sustentado por uma qualidade reconhecida e rememorada”, realça fonte institucional da Adega.

Branco do Alentejo

Entre os efectivos vitícolas da Adega contam-se as melhores castas autóctones, mantidas por várias gerações, das quais se distingue a casta Antão Vaz, igualmente conhecida como “casta da Vidigueira”, produtora de “um branco ímpar, e que estará na origem do reconhecido Branco do Alentejo”, acrescenta a mesma fonte.

A história da Adega vai muito além dos seus mais de 50 anos de existência, tendo antigas raízes que se entrelaçam com a história da própria vila, “a villa da Vidigueira, cuja etymologia querem derivar de Videira, em razão de abundarem nos seus férteis terrenos as vinhas, está situada n’uma collina distante a vinte e dois kilometros de Beja e vinte e cinco da cidade de Évora.” (Augusto Carlos Teixeira Aragão, 1871). Em 1519, a Vidigueira foi cedida a Vasco da Gama pelo duque D. Jaime, Duque de Bragança, com escritura ratificada por carta régia de D. Manuel I, começando assim a profunda relação da vila com os Gamas.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Agricultores de Portalegre consideram restrição de apoios agroambientais “absurda”

A AADP — Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre considera um “absurdo” a decisão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.