Início / Agricultura / ACOS cria unidade móvel de inspecção de equipamentos de aplicação de fitofarmacêuticos

ACOS cria unidade móvel de inspecção de equipamentos de aplicação de fitofarmacêuticos

A ACOS – Agricultores do Sul foi recentemente reconhecida pela Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, como Centro de Inspecção Periódica Obrigatória de Equipamentos de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos. Com base nesta certificação, a ACOS criou um novo serviço técnico ao dispor dos seus associados e clientes, como prestadora de serviços de inspecção e de certificação de pulverizadores, conforme a legislação em vigor.

“Para melhor responder às necessidades dos utentes e aos requisitos legais, a ACOS criou uma unidade móvel de inspecções que permite realizar as inspecções no local onde estão os pulverizadores, sendo apenas necessário marcação prévia”, informa a associação.

Esta valência criada pela ACOS vai ao encontro da legislação em vigor que, a partir de 26 de Novembro de 2016, estabelece o regime de inspecção obrigatória dos equipamentos de aplicação dos produtos fitofarmacêuticos autorizados para uso profissional.

Durante as inspecções, a validação dos requisitos para aprovação é feita por observação, ensaios e medições. O equipamento aprovado é identificado por um selo de inspecção.

Quem está isento

Estão isentos de inspecção obrigatória os equipamentos novos, ou seja, adquiridos depois de 16 de Outubro de 2010, bem como os equipamentos utilizados em pulverização manual e que comportem barra de pulverização inferior a 3 metros de largura e os equipamentos que não se destinam à aplicação por pulverização.

Os interessados em inspeccionar os seus equipamentos ou que pretendam obter informação adicional sobre este procedimento devem dirigir-se às instalações da ACOS, ou contactar Eng. Claudino Matos (director-geral) através do contacto telefónico: 284310350.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Governo dos Açores promove formação a colaboradores do projecto Life Vidalia

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, através da Direcção Regional do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.