Início / Agricultura / ACOS e CEBAL finalistas do Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola

ACOS e CEBAL finalistas do Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola

A ACOS – Associação de Agricultores do Sul candidatou o projecto “GEN-RES Alentejo – Utilização da Genómica na Selecção de Ovinos Resistentes a Parasitas e Peeira no Alentejo” e o CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e AgroAlimentar do Alentejo o projecto “CistusRumen – Utilização Sustentável da Esteva (Cistus Ladanifer L. ) em Pequenos Ruminantes – Aumento da Competitividade e Redução do Impacto Ambiental” ao Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola.

Esta iniciativa do Crédito Agrícola (CA) , em parceria com a INOVISA, e que já vai na 4ª edição, visa incentivar o empreendedorismo e inovação, premiando os casos de sucesso a nível nacional, nas áreas da agricultura, agro-indústria e floresta.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 12 de Dezembro no Auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. De acordo com a organização foram recebidas 80 candidaturas nas várias categorias (Cereais, Floresta, Hortofruticultura, Produção Animal e Inovação em Colaboração) tendo os projectos submetidos pela ACOS e CEBAL sido 2 dos 3 finalistas na categoria Produção Animal.

ACOS com Cebal e IINIAV

O projecto GEN-RES Alentejo é coordenado pela ACOS e tem como parceiros o CEBAL, a Universidade de Évora e o INIAV. Tem como objectivo principal o desenvolvimento de ferramentas genéticas que permitam apoiar os criadores de ovinos na selecção de animais resistentes a parasitoses e à peeira, duas enfermidades com impactos económicos e ambientais negativos nas explorações do Alentejo.

Por sua vez, o projecto CistusRumen, coordenado pelo CEBAL, visa o desenvolvimento de estratégias alimentares recorrendo à utilização de esteva e taninos condensados de esteva com o objectivo de melhorar a saúde e bem-estar dos animais e a qualidade dos produtos (carne e leite) em ovinos e caprinos, e tem como parceiros o INIAV, a Universidade de Évora, a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e a ADPM.

O reconhecimento obtido pela ACOS e pelo CEBAL no âmbito deste concurso “é um estímulo para as equipas dos projectos continuarem a apostar em projectos de investigação e desenvolvimento com relevância para o nosso território, assim como para a transferência do conhecimento para os criadores de ovinos e caprinos do Alentejo”, refere fonte da ACOS.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa coordena resgate de 7 pessoas a bordo de veleiro na Ilha do Pico

Partilhar              A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.