Início / Agricultura / Açores reconhece projecto de leite UHT da Unileite como de Interesse Regional

Açores reconhece projecto de leite UHT da Unileite como de Interesse Regional

O Governo Regional dos Açores reconheceu o projecto “Reforço da competitividade e da base tecnológica do leite UHT com lançamento de novos produtos”, promovido pela empresa Unileite – União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios da Ilha de São Miguel, UCRL, como Projecto de Interesse Regional (PIR).

Segundo o comunicado do Conselho do Governo Regional dos Açores de hoje, 20 de Dezembro, aquele projecto visa adequar a capacidade produtiva da empresa “aos crescentes volumes de leite recolhido e transformado, através de uma linha de tratamento e embalamento de leite UHT com capacidade de 15.000 lts/h, o dobro da capacidade actual, assim como reforçar e dar sustentabilidade à exploração de leite UHT, através do lançamento de um novo leite seleccionado ou Premium gerador de valor acrescentado adicional e de forte notoriedade da marca Nova Açores”.

O projecto de investimento da Unileite irá “reforçar toda a matriz da fileira leiteira quer de São Miguel, quer nas ilhas de São Jorge, Faial e Pico, conferindo-lhe novas soluções, traduzidas no aumento da capacidade produtiva e reforço da competitividade do negócio, e envolve um investimento global de aproximadamente nove milhões e quinhentos mil euros, estando também prevista a criação de 12 novos postos de trabalho”, acrescenta o comunicado.

Recolha de 150 milhões litros de leite

A Unileite tem a sua origem na constituição da Cooperativa Agrícola do Bom Pastor, a maior da ilha de São Miguel, abrangendo grande parte do concelho de Ponta Delgada. A primeira eleição dos corpos sociais da Cooperativa do Bom Pastor remonta ao princípio de 1953, ficando presidente da direcção Raul Moreira Mendonça. Nesse mesmo ano, a Cooperativa do Bom Pastor arrendou um armazém em Santa Clara para a instalação provisória de uma fábrica de manteiga.

Em 1991 com a direcção de Mário da Silva Almeida a Unileite procede a um vasto plano de saneamento económico e financeiro, que passou pela consolidação do seu passivo, bem como a alienação da participação da quota detida na Prolacto.

Hoje, a Unileite recolhe cerca de 150 milhões de litros de leite, cujos produtos vende na região, exporta para o mercado continental português 70% da sua produção e para os mercados externos cerca de 3%.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

DS Smith abre novo Customer Innovation Hub em Madrid

Partilhar              A DS Smith Packaging Ibéria escolheu a cidade de Madrid para instalar o seu primeiro …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.