Início / Agenda / Açores promove sessões de esclarecimento sobre doença hemorrágica no coelho-bravo

Açores promove sessões de esclarecimento sobre doença hemorrágica no coelho-bravo

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas dos Açores, através da Direcção Regional dos Serviços Florestais, vai promover, esta semana, nas ilhas das Flores e de São Miguel sessões de esclarecimento sobre a Doença Hemorrágica Viral (DVH) nos coelhos-bravos. As sessões serão transmitidas online.

No dia 20 de Junho decorre, na Ilha das Flores, a primeira sessão, subordinada ao tema “Monitorização da DHV2 nas populações de coelho-bravo nos Açores”, pelas 20 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Santa Cruz.

O mesmo tema será apresentado a 22 de Junho, na Ilha de São Miguel, também pelas 20 horas, no Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), com a presença do secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte.

Estas sessões terão como principal objectivo apresentar informações e esclarecimentos sobre a forma como os coelhos bravos nos Açores estão a reagir à DHV e como se deverá proceder na gestão das populações afectadas, por forma a garantir a continuação da exploração da caça no arquipélago de “forma continuada e equilibrada”.

 

Nas duas sessões públicas caberá ao Professor Doutor Pedro Esteves, investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto falar sobre a Doença Viral Hemorrágica dos coelhos, a sua origem, transmissão, evolução e situação nos Açores.

Monitorização das populações

Por seu turno, o Professor Doutor David Gonçalves, investigador no mesmo Centro de investigação, abordará a problemática da monitorização das populações de coelhos-bravos e a avaliação dos efeitos da doença hemorrágica

Pela Direcção Regional dos Serviços Florestais intervirá o Engenheiro Manuel Leitão, cuja comunicação será dedicada às flutuações na abundância das populações de coelho-bravo nas diferentes ilhas.

Como forma de possibilitar a pessoas de outras ilhas a participação, a sessão da ilha de São Miguel será transmitida integralmente on-line, através da página da Direcção Regional dos Serviços Florestais (aqui).

As questões para resposta ou debate no evento, para quem não está em São Miguel, deverão ser enviadas até dia 20 de Junho para o endereço electrónico: info.drrf@azores.gov.pt.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Quinta Foz Torto tem novas edições dos tintos e do branco

Acabam de chegar ao mercado as novas edições dos vinhos Foz Torto, um projecto desenhado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *