Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Açores: PDM apresenta candidatura para construir fábrica e substituir Cofaco

Açores: PDM apresenta candidatura para construir fábrica e substituir Cofaco

A PDM, Transformação e Comércio de Pescado apresentou uma candidatura a apoios comunitários para a construção de uma nova fábrica no mesmo local da actual unidade fabril da Cofaco, no Pico, Açores. O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia frisou hoje, 7 de Fevereiro, na Madalena, que a candidatura apresentada, na área da transformação de atum, foi analisada “num tempo recorde”.

“A responsabilidade agora está do lado da empresa, que terá de responder às questões que foram colocadas”, afirmou Gui Menezes, em declarações aos jornalistas no final de uma audição na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa, acrescentando que, “se tudo correr bem, no final deste mês talvez possamos ter a candidatura aprovada, como estava definido”.

Gui Menezes adiantou que foram enviadas à empresa na segunda-feira “duas questões a que terá de responder em 10 dias” para que o projecto seja aprovado.

PDM tem de aumentar capital

“É necessário agora que a empresa aumente o capital social em cerca de 1,1 milhões de euros”, na medida em que tem de suportar com capitais próprios 15% do valor total do investimento, disse o secretário Regional, sendo que esta é uma exigência da regulamentação dos apoios do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

Investimento de 6,7 M€

O projecto da nova unidade fabril, a construir no mesmo local da actual fábrica, contempla um investimento elegível de 6,7 milhões de euros, sendo que contará com o apoio público na ordem dos 65%, nomeadamente de cerca de 1,1 milhões de euros por via do orçamento regional e cerca de 3,3 milhões de fundos comunitários.

Durante a audição, o secretário Regional sublinhou que o Governo dos Açores envidou esforços para que a unidade fabril da Cofaco do Pico “não deixasse de laborar sem que a empresa apresentasse antes uma candidatura a apoios comunitários para o projecto de uma nova fábrica”.

 

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.