Início / Featured / Açores: Obra do Núcleo de Pescas da Madalena, no Pico, arranca este ano

Açores: Obra do Núcleo de Pescas da Madalena, no Pico, arranca este ano

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores afirmou hoje, 4 de Abril, na Madalena, na ilha do Pico, que a obra do Núcleo de Pescas desta vila deverá arrancar “no último trimestre deste ano”, correspondendo a um investimento de 885 mil euros.

“Esta é uma obra necessária para os pescadores do Pico e muito reivindicada”, afirmou Gui Meneses, acrescentando que, de um modo geral, “o projecto corresponde às expectativas e às necessidades dos pescadores da Madalena”.

Gui Menezes falava à margem de uma reunião com a direcção da Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Pico, durante a qual foi apresentado o projecto para a obra do Núcleo de Pescas da Madalena, no âmbito da visita estatutária ao Pico.

Operacionalidade e segurança das embarcações

Por sugestão dos armadores do Pico, o Governo dos Açores procedeu à alteração do projecto desta obra, que pretende criar “melhores condições para a operacionalidade e de segurança das embarcações de pesca” que operam no Porto da Madalena.

Esta intervenção prevê a construção de um cais de alagem com 20 metros de comprimento e de um cais auxiliar com 17 metros, aumentando em 50% a zona acostável para a pesca local, um terrapleno para estacionamento de embarcações com 1.000m2, infra-estruturas de apoio, incluindo instalações sanitárias para os profissionais da pesca, e a aquisição de uma grua de coluna de 16 toneladas de capacidade, aumentando em mais de 50% a capacidade operacional.

Sete casas de aprestos

Para além da apresentação do projecto do Núcleo de Pescas da Madalena, neste encontro com os armadores do Pico foi também apresentado o projecto para a construção de sete casas de aprestos em São Roque.

“Vamos iniciar muito em breve os procedimentos para a contratação desta obra, que terá a duração de cerca de seis meses”, afirmou Gui Menezes.

O secretário Regional adiantou que esta obra, que corresponde a um investimento superior a 150 mil euros, irá arrancar no terceiro trimestre deste ano, acrescentando que “é uma reivindicação antiga dos pescadores de São Roque”.

Para além das casas de aprestos, está ainda prevista a construção de um posto de recolha que, segundo Gui Menezes, irá “melhorar muito as condições de venda de pescado, valorizando-o”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.