Início / Agricultura / Açores num Conselho Europeu de Ministros de Agricultura crucial para a fileira do leite

Açores num Conselho Europeu de Ministros de Agricultura crucial para a fileira do leite

A Região Autónoma dos Açores vai estar presente no Conselho Europeu de Ministros da Agricultura que se realiza a 14 de Março, em Bruxelas, reunião que o secretário Regional da Agricultura e Ambiente considera da maior importância e significado, uma vez que é “crucial” para o sector do leite, pilar da economia regional.

Para Luís Neto Viveiros, a integração dos Açores na comitiva nacional do ministro da Agricultura, Capoulas Santos, “revela respeito pela Autonomia e respeito pela importância da fileira do leite nos Açores”, quer do ponto de vista regional pelo seu impacto económico, social e ambiental, quer do reconhecimento do seu efectivo peso na produção nacional.

“Este é um Conselho crucial para o leite”, afirmou o titular da pasta da Agricultura na Praia da Vitória, destacando que “Portugal já fez chegar o seu contributo” e que, ao contrário do passado, “inclui as preocupações açorianas”.

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, pediu aos Estados Membros para submeterem, até 25 de Fevereiro, as suas ideias sobre meios “novos e inovadores” para enfrentar a crise actual, propostas que foram reunidas pela Presidência Holandesa, tendo em vista a reunião de Conselho de Ministros.

Portugal defende medidas excepcionais

A posição portuguesa defende que, no quadro de medidas excepcionais face à crise instalada na Europa, se deve ter em conta a necessidade de autonomizar recursos e programas dirigidos a regiões com maiores dificuldades de produção, mas muito dependentes da actividade agrícola, de que se destacam o apoio às produções locais das regiões ultra-periféricas.

Além da participação no Conselho Europeu de Ministros da Agricultura, o secretário Regional da Agricultura e Ambiente foi convidado pelo eurodeputado Serrão Santos a estar presente em duas actividades, nomeadamente um momento de debate sobre as prioridades do sector agrícola e uma mostra de produtos açorianos na sede da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP).

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Agricultores de Portalegre consideram restrição de apoios agroambientais “absurda”

A AADP — Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre considera um “absurdo” a decisão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.