Início / Política / Ambiente / Açores lançam campanha de prevenção dos plásticos descartáveis

Açores lançam campanha de prevenção dos plásticos descartáveis

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direcção Regional do Ambiente dos Açores, promove a partir de hoje, 1 de Novembro, uma campanha televisiva denominada “Diga NÃO aos plásticos descartáveis”, com o objectivo de reduzir o uso destes produtos nos Açores, promovendo a sua substituição por produtos reutilizáveis ou compostos por materiais biodegradáveis.

Esta campanha promovida pelo Governo dos Açores insere-se no âmbito do Programa de Prevenção de Resíduos e contempla uma acção específica destinada à redução do uso de palhinhas e à substituição de palhinhas de plástico por palhinhas de papel.

Açores sem palhinhas

A iniciativa “Açores sem palhinhas” destina-se a empresários do sector da hotelaria, restauração, cafetaria e similares, sensibilizando para evitar a disponibilização de palhinhas e promovendo a troca de palhinhas de plástico que tenham em stock por palhinhas de papel, a fornecer gratuitamente pelos Serviços de Ambiente.

Palhinhas de papel gratuitas

Os empresários que pretendam aderir à iniciativa, apenas têm de se inscrever para a troca de palhinhas, contactando a Direcção Regional do Ambiente através do telefone 292 207 300.

Os interessados podem obter mais informações e consultar o regulamento da campanha no Portal dos Resíduos aqui.

Parceria com AHRESP

A iniciativa “Açores sem palhinhas” resulta de uma parceria com a Delegação dos Açores da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e conta com o apoio do Movimento Sem Palhinhas.

Os plásticos descartáveis são um dos principais problemas ambientais do presente, com impactes negativos nos ecossistemas, na biodiversidade e até na saúde humana.

De acordo com dados da União Europeia, 43% do lixo marinho que polui os oceanos é composto por apenas 10 tipos de objectos de plástico descartáveis, daí a importância de promover a sua substituição por alternativas sustentáveis.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Governo dos Açores desafia agricultores a diminuir a dependência dos apoios

O director Regional da Agricultura afirmou, na ilha Terceira, que os agricultores devem apostar, cada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.