Início / Agricultura / Açores já pagou 1,2 milhões de euros do SAFIAGRI III

Açores já pagou 1,2 milhões de euros do SAFIAGRI III

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores, João Ponte, anunciou hoje, 11 de Setembro, que já foram pagas 692 candidaturas ao SAFIAGRI III, que visa compensar os encargos bancários relativos a empréstimos aplicados em investimentos nas explorações agrícolas entre Janeiro de 2016 e Junho de 2017, no valor total de 1,2 milhões de euros.

“Trata-se de um apoio que pretende dar algum desafogo a tesouraria das explorações agrícolas e contribuir para a sua sustentabilidade”, afirmou João Ponte. O governante adiantou que por pagar estão, ainda, 112 candidaturas, que equivale a cerca de 229 mil euros, sendo que destas 70 aguardam ainda por elementos por parte dos agricultores para conclusão do processo.

Apresentadas 826 candidaturas

À primeira fase de candidatura ao SAFIAGRI III foram apresentadas um total de 826 candidaturas, das quais 734 foram aprovadas e 22 foram recusadas. O governante referiu que está agora a decorrer até Outubro as candidaturas para a segunda fase deste apoio.

O SAFIAGRI III, criado por resolução do Conselho de Governo em Março de 2016, destina-se a compensar os encargos financeiros bancários relativos a empréstimos aplicados em investimentos em explorações agrícolas nos Açores. O apoio consiste na comparticipação de 30% dos juros e do imposto de selo dos empréstimos aplicados em investimentos nas explorações agrícolas.

Compete à Direcção Regional da Agricultura analisar as candidaturas recebidas, tanto a título individual como colectivo, e verificar se cumprem com os requisitos definidos. A apresentação da candidatura efectua-se através da submissão electrónica de um formulário, disponível aqui e autenticado com um código de identificação atribuído para o efeito.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estremoz recebe congresso internacional sobre a viticultura romana e inovação

Partilhar              O congresso internacional “Criando narrativas para a viticultura romana: Arqueologia, património, inovação e transferência de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.