Início / Featured / Açores investe 380 mil euros na lota de Vila do Porto, em Santa Maria

Açores investe 380 mil euros na lota de Vila do Porto, em Santa Maria

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia açoriano anunciou, em Santa Maria, que “com a obra de requalificação da lota de Vila do Porto, todas as lotas da região passam a estar dotadas de um sistema de venda electrónica”.

“Fechámos assim um ciclo na informatização das nossas lotas, permitindo leilões mais rápidos e eficientes, um passo que pode ser determinante para a valorização dos produtos da pesca e para o aumento do rendimento da comunidade piscatória”, afirmou Fausto Brito e Abreu.

O secretário Regional do Mar falava durante a inauguração das obras de requalificação e ampliação da Lota de Vila do Porto, uma obra que custou 380 mil euros e que “vai passar a servir melhor os pescadores e os compradores de pescado da ilha de Santa Maria”.

“O objectivo fundamental deste investimento, em Santa Maria, não é apenas o de mostrar obra feita”, disse, salientando que o que se pretende é “dar melhores condições a todos os marienses que do mar e da pesca fazem a sua forma de vida”.

Na sequência da requalificação efectuada, “a lota fica dotada de uma área renovada para a realização da primeira venda de pescado, de uma área apropriada para a expedição do pescado, de uma área adequada para a permanência dos compradores e de zonas apropriadas para armazenamento e limpeza de caixas”.

Aumentada a capacidade de armazenamento do pescado

Foi também aumentada a capacidade de armazenamento do pescado que aguarda venda, bem como a produção e capacidade de armazenamento de gelo no interior da lota, tendo sido criadas novas áreas, nomeadamente um novo arquivo administrativo, uma zona de secretaria da lota junto à bancada dos compradores, instalações sanitárias para acesso ao público e um alpendre exterior para selecção e escolha de pescado.

No que respeita a equipamentos, foi instalado um novo silo e o respectivo sistema de refrigeração, com capacidade de armazenamento de oito toneladas, tendo sido ainda instalada uma nova câmara de conservação de produtos refrigerados também com capacidade para oito toneladas.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Beer Party leva mais de 100 cervejas para prova em Lisboa

O melhor do mundo das cervejas estará reunido no Lisbon Marriott Hotel, este sábado, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.