Início / Lazer / Açores incentiva olaria em Santa Maria

Açores incentiva olaria em Santa Maria

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), dos Açores, promove, a 24 de Julho, pelas 15H30, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, a inauguração de uma exposição de cerâmica da autoria de Maria Pedro Olaio, intitulada “Passado Imperfeito”.

“Esta iniciativa visa sensibilizar e motivar o público para a importância da revitalização da olaria em Santa Maria, onde a abundância de barro ali existente durante séculos fez da ilha uma terra de oleiros, estando, actualmente, esta arte praticamente abandonada”, afirma o Governo Regional dos Açores em comunicado.

Maria Pedro Olaio, natural de Coimbra e actualmente a residir em São Miguel, nos Açores, é licenciada em cerâmica pela Escola Universitária das Artes de Coimbra, tendo já realizado várias exposições, nomeadamente em Bruxelas (Bélgica), Leon (Espanha), Coimbra, Aveiro, Madeira e Açores.

Esta artista é responsável por uma interacção inédita com a natureza na criação de peças cerâmicas, sendo o seu processo criativo iniciado com a utilização de argila no seu estado puro na ilha de Santa Maria e a coloração realizada pela contaminação de micro-organismos presentes nas nascentes termais da Vila das Furnas, em São Miguel.

A exposição “Passado Imperfeito” é, assim, uma união da arte com o património natural e cultural dos Açores, dando à Vila das Furnas e ao barro da ilha de Santa Maria uma percepção artística e não apenas ambiental.

A mostra estará disponível ao público até 31 de Agosto.

As visitas podem decorrer à segunda-feira, das 14h00 às 19h00, e de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Município de Albufeira marca presença pela primeira vez na Nauticampo

Partilhar              O Município de Albufeira marca presença, pela primeira vez, na Nauticampo – Salão Internacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.