Início / Agricultura / Açores: Ilha de Santa Maria vai começar a produzir queijo de ovelha em 2019

Açores: Ilha de Santa Maria vai começar a produzir queijo de ovelha em 2019

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores anunciou hoje, 9 de Outubro, em Santa Maria, que começará a ser produzido no próximo ano, nesta ilha, queijo a partir de leite de ovelha, depois de concluídas as obras na queijaria da ARCOA – Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos, salientando que se trata de um produto inovador e com potencial económico.

“Há a expectativa de que as obras fiquem concluídas em Fevereiro, para que se inicie o período de laboração experimental”, afirmou João Ponte, após uma visita às obras, que incluem a substituição do telhado do edifício.

João Ponte salientou que o Governo dos Açores tem acompanhado e apoiado este investimento da ARCOA porque o considera importante para Santa Maria, desde logo pela possibilidade de diversificação da agricultura e de criação de um produto novo na ilha.

Apoio de 50 mil euros

“Isto tem muito a ver com aquilo que o Governo Regional defende, ou seja, a necessidade de se apostar, cada vez mais, na inovação, na qualidade, na criação de novos produtos capazes de gerar mais valias económicas e em encontrar novos mercados”, disse o governante, acrescentando que o Executivo já apoiou o projecto da queijaria em 50 mil euros.

Para João Ponte, este investimento na queijaria era necessário para dar seguimento à decisão estratégica, envolvendo o Governo Regional, os produtores e a ARCOA, de avançar com a produção de leite de ovelha e de um queijo em Santa Maria.

ARCOA importou uma centena de ovelhas francesas da raça Lacaune

Em 2017, a ARCOA importou uma centena de ovelhas francesas da raça Lacaune, um projecto “apoiado desde a primeira hora pelo Governo Regional”.

No âmbito da política de promoção da diversificação da produção agrícola, da inovação e da criação de emprego, o Governo dos Açores e a ARCOA têm mantido uma “parceria articulada e estreita, que, além da construção da queijaria, tem passado pela formação em ovinos e caprinos”.

“O queijo de ovelha poderá constituir-se como mais um factor de dinamização e inovação na agricultura mariense e tornar-se mais um cartão-de-visita gastronómico de Santa Maria, contribuindo assim para potenciar o desenvolvimento económico da ilha”, frisou João Ponte.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

10 Factos que deve saber sobre um agricultor

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola QUANTOS …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.