Início / Agricultura / Açores entregam a Capoulas documento com contributos para o futuro da PAC

Açores entregam a Capoulas documento com contributos para o futuro da PAC

O secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje, 21 de Março, na Horta, que será entregue na Assembleia Legislativa o documento com os contributos dos Açores para o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020.

João Ponte já teve a oportunidade de entregar o documento ao ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e no gabinete do Comissário Europeu de Agricultura, em Bruxelas.

“Para que não restem quaisquer dúvidas em relação ao posicionamento do Governo, argumentos e visão global sobre o futuro da PAC farei chegar a esta Assembleia os contributos da Região para a revisão da PAC pós 2020”, afirmou João Ponte, no encerramento de um debate sobre a produção de leite e lacticínios nos Açores e a estratégia pós 2020.

Contributos

O documento, que resulta dos contributos recebidos de vários membros do Conselho Regional de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, com destaque para a Federação Agrícola dos Açores, defende a necessidade de uma PAC mais forte, capaz de responder aos desafios do sector agrícola na Região.

Para o governante açoriano, há desafios a vencer no imediato e no pós 2020, salientando a capacidade dos agricultores em resistir e continuar a produzir com qualidade, mesmo em períodos de crise.

Respostas ao sector leiteiro

O secretário Regional reiterou ainda que o Governo dos Açores está a trabalhar, em colaboração com as associações e cooperativas, na afinação da estratégia que permite em cada momento dar as melhores respostas ao sector leiteiro.

“O Plano e Orçamento, o Programa do Governo, o PRORURAL+, o POSEI e os diferentes programas regionais de apoio ao sector espelham bem a nossa estratégia para o futuro da agricultura nos Açores”, disse João Ponte, acrescentando que passa por melhorar o rendimento dos agricultores e garantir a sustentabilidade do sector.

A qualidade, a inovação, os novos mercados e a valorização, segundo João Ponte, mais do que chavões são desafios para os quais todos os agentes devem estar mobilizados e a que a próxima PAC deve dar resposta cabal.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Bayer publica online mais de 300 resumos de estudo sobre segurança do glifosato

A Bayer marcou o primeiro aniversário da sua Iniciativa de Transparência, destinada a aumentar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.