Início / Agenda / Açores em Bruxelas no Fórum das Regiões Ultra-periféricas para os Assuntos Marítimos e Pescas

Açores em Bruxelas no Fórum das Regiões Ultra-periféricas para os Assuntos Marítimos e Pescas

O Governo dos Açores participa na segunda edição do Fórum das Regiões Ultra-periféricas (RUP) para os Assuntos Marítimos e Pescas que decorre terça-feira, 9 de Julho, em Bruxelas.

Discutir o desenvolvimento das estratégias da economia azul das RUP, na sequência do apelo feito pela Comissão Europeia para que estas regiões desenvolvessem estratégias, que servirão de base aos planos de acção a serem desenhados ao abrigo do FEAMP pós-2020 e de outros fundos europeus relevantes, é o objectivo desta reunião.

Bioeconomia azul

A economia azul, a bioeconomia azul e a adaptação às alterações climáticas, com impacto nas Regiões Ultra-periféricas, são algumas das principais temáticas a serem abordadas durante este fórum.

Organizado pela Direcção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (DG MARE), este encontro surge do compromisso da Comissão Europeia, assumido em 2017, de criar um espaço específico para o diálogo e para a troca de experiências em matéria de Pescas e Assuntos Marítimos com as Regiões Ultra-periféricas, os Estados-membros e as várias partes interessadas dos sectores em causa.

‘Where are we now?

O Director Regional dos Assuntos do Mar, que participa no painel ‘Where are we now? – Blue Economy Strategies in the Outermost Region’, salientou que este encontro constitui “uma oportunidade de partilhar exemplos de boas práticas, experiências nos processos de consulta das partes interessadas, e discutir elementos estratégicos e de cooperação em sectores relevantes da economia azul”.

Filipe Porteiro adiantou que, “em concreto, serão apresentados e discutidos assuntos sectoriais, como a política ambiental para o meio marinho e o desenvolvimento sustentável das actividades humanas no mar, políticas de pesca, formação profissional aplicada à economia do mar e a monitorização das alterações climáticas e mitigação dos seus efeitos negativos”.

Investigação e tecnologia

A investigação e a tecnologia marinhas de exploração e monitorização do oceano e dos seus recursos, bem como as áreas emergentes da economia azul, nomeadamente a biotecnologia marinha e a aquacultura, serão também outros temas em destaque neste fórum.

Para além da participação do Director Regional dos Assuntos do Mar, estão presentes no fórum o Director Regional das Pescas, Luís Rodrigues, e a Directora Regional dos Assuntos Europeus, Célia Azevedo.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Arroz: Corteva Agriscience recebe a aprovação da UE para herbicida Rinskor Active

A Corteva Agriscience, empresa líder no sector agrícola ao nível da tecnologia de sementes, protecção …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.