Açores desafia agricultores a apresentarem propostas para o POSEI 2019 - AGRICULTURA E MAR ACTUAL
Início / Agricultura / Açores desafia agricultores a apresentarem propostas para o POSEI 2019

Açores desafia agricultores a apresentarem propostas para o POSEI 2019

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores desafiou hoje, 12 de Maio, na Horta, todas as associações agrícolas e cooperativas do sector a apresentarem propostas de revisão ao POSEI 2019, para que haja uma justa distribuição de verbas pelas diferentes ajudas e se continue a desenvolver a agricultora no seu todo.

“Bem sabemos que a pressão é muita sobre o POSEI, que o orçamento é limitado, contudo, tal como temos dito, é preciso continuar a ter bom senso, sentido de justiça e equidade nas propostas que serão apresentadas”, afirmou João Ponte, revelando que será iniciado, em Junho, um processo de auscultação e negociação com a Federação Agrícola dos Açores, associações e cooperativas do sector para recolher propostas de revisão do POSEI 2109.

Pagos 748 mil euros no PRORURAL+

O titular da pasta da Agricultura, que falava na abertura do 3.º Dia do Criador da Raça Ramo Grande, destacou que, ao abrigo do actual quadro comunitário de apoio, o PRORURAL+, já foram pagos cerca de 748 mil euros em apoios à manutenção desta raça de bovinos, abrangendo 501 candidaturas e mais de 4.200 animais.

“Trata-se de números expressivos e de grande relevância para assegurar a preservação de uma raça emblemática da Região, com um número reduzido de animais”, disse o secretário Regional, acrescentando que, presentemente, existem 1.407 bovinos adultos e 261 criadores da raça Ramo Grande.

O Governo Regional deu início em 1996 aos trabalhos de reconhecimento e caracterização desta raça de bovino, cuja origem remonta ao povoamento dos Açores, com o intuito de salvaguardar um património genético autóctone.

Desde então, têm-se procedido, entre outras, ao registo regular dos nascimentos, classificação morfológica, recolha, conservação, melhoramento e avaliação genética da raça.

Certificação da carne

Com o objectivo de valorizar no mercado e avançar com a certificação da carne produzida pelos animais da raça Ramo Grande, João Ponte anunciou que será realizada este ano uma caracterização da qualidade das carcaças e da carne, na sequência de um protocolo com o INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, que ficará encarregue de realizar e validar as análises das amostras, que serão recolhidas por técnicos da Direcção Regional da Agricultura no Matadouro da Terceira.

“Pretende-se assegurar um melhor rendimento a todos os produtores e este é claramente um propósito do Governo Regional, quer falemos do sector do leite, da carne ou da área da diversificação agrícola”, frisou João Ponte.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 6 a 12 Agosto 2018

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas As cotações médias nacionais dos novilhos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.