Início / Agricultura / Açores decide medidas de apoio aos agricultores para minimizar efeitos da seca

Açores decide medidas de apoio aos agricultores para minimizar efeitos da seca

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje, 5 de Julho, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores vai ajudar os agricultores a minimizar os efeitos da seca que se verifica no arquipélago através do apoio à importação de alimentos e de uma ajuda à quebra da produção de milho forrageiro e de hortícolas.

“Entendemos que, com estas duas medidas, atribuímos uma ajuda importante para que os agricultores minimizem os seus prejuízos durante este período de seca prolongada”, afirmou João Ponte, que falava no final de uma reunião com a direcção da Federação Agrícola dos Açores.

20 mil toneladas de alimento para os animais

João Ponte adiantou que o Executivo Regional vai apoiar directamente a importação de 20 mil toneladas de alimento para os animais, valor que duplica face a anos anteriores, estimando-se um investimento de cerca de dois milhões de euros.

Desta forma, salientou o secretário Regional, os agricultores vão poder gerir de forma diferente os alimentos que têm disponíveis para os seus animais nos próximos meses.

“Naturalmente, isto é um esforço financeiro que é muito importante para os agricultores, mas teria de ser mesmo assim. Estamos a atravessar uma situação complexa”, afirmou, acrescentando que as secas no período de verão não são novidade, mas “ter uma seca, neste momento, depois de vários meses praticamente sem chover, é uma situação muito complicada para os agricultores”.

Candidaturas a novas ajudas

João Ponte revelou ainda que será aberto nos próximos dias um período para que os agricultores se possam candidatar às ajudas para serem compensados pelos prejuízos sofridos ao nível da produção de milho forrageiro e de hortícolas, cabendo depois ao Governo “avaliar, caso a caso, as situações dos agricultores que apresentam manifestos prejuízos”.

O governante adiantou que só serão considerados prejuízos de perdas de produção a partir de 25%.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

D. Dinis Business School tem Pós-Graduação de Agrobusiness

A D. Dinis Business School está a promover uma  Pós-Graduação de Agrobusiness, com início a 15 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.