Início / Apoios e Oportunidades / Açores: Cursos de pescador passam a incluir conteúdos sobre legislação e sustentabilidade

Açores: Cursos de pescador passam a incluir conteúdos sobre legislação e sustentabilidade

O Director Regional das Pescas dos Açores, reiterou hoje, 28 de Setembro, em Rabo de Peixe, na Ilha de S. Miguel, que a aposta na formação profissional “é o caminho para dignificar os profissionais da pesca e a comunidade piscatória”.

Luís Rodrigues falava à margem da última aula de um curso de pescador que abrangeu cerca de duas dezenas de formandos e cujos módulos incidiram sobre técnicas de captura, manipulação, conservação e acondicionamento de pescado, exploração sustentável dos recursos, segurança a bordo, primeiros socorros e combate a incêndios.

O Director Regional destacou o “carácter inovador” deste concurso, por incluir conteúdos ligados à legislação da pesca, à importância de respeitar os tamanhos mínimos de captura, os períodos de defeso, as áreas marinhas protegidas, entre outros temas, através de uma colaboração com a Inspecção Regional das Pescas.

Programa Nacional de Recolha de Dados

O curso contou ainda com a colaboração de técnicos do Programa Nacional de Recolha de Dados, que abordaram questões relacionadas com a importância da participação dos pescadores na investigação e na produção de conhecimento para apoio à decisão.

Luís Rodrigues frisou a importância deste tipo de formação na medida em que permite “regularizar a situação profissional dos formandos que se encontravam embarcados de forma precária”.

O curso, leccionado no Clube Naval de Rabo de Peixe, foi promovido em colaboração com a Associação Sete Mares, que participou na sinalização, na mobilização e no acompanhamento dos formandos.

Os cursos de pescador fazem parte da estratégia do Governo dos Açores para a capacitação da fileira da pesca, que abrange formação profissional, escolarização e acções de sensibilização em todas as ilhas do arquipélago.

“Acreditamos no rejuvenescimento do sector da pesca na Região e numa próxima geração de pescadores que pugne pela sustentabilidade dos recursos, tirando partido das novas oportunidades da economia do mar”, afirmou Luís Rodrigues.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 14 a 20 Outubro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Aves As cotações médias nacionais do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.