Início / Agricultura / Açores e Canárias identificam potencial para exportação de produtos açorianos

Açores e Canárias identificam potencial para exportação de produtos açorianos

O Governo dos Açores promoveu, esta segunda-feira, 4 de Agosto, uma reunião entre o Governo das Canárias e parceiros sociais da Região, que permitiu identificar o potencial de exportação de produtos regionais para aquele arquipélago espanhol.

“Esta foi uma reunião muito importante porque permitiu identificar o nosso potencial de exportação, ou seja, os sectores em que temos vantagens comparativas em termos de exportação e que correspondem, exactamente, àquelas que são as maiores necessidades de importação por parte das Canárias”, afirmou o vice-presidente do Governo Regional dos Açores.

Sérgio Ávila falava após a reunião em que participaram o Conselheiro de Economia, Indústria, Comércio e Conhecimento do Governo das Canárias, Pedro Rodríguez, a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, a Federação Agrícola dos Açores e a Federação das Pescas dos Açores, integrada na visita oficial do Presidente do Governo das Canárias, Fernando Clavijo Batlle, ao arquipélago, a convite de Vasco Cordeiro.

Em declarações aos jornalistas, o vice-presidente do Governo Regional destacou a “combinação muito positiva” que resulta do facto de os Açores terem capacidade para exportar aquilo que as Canárias têm maior necessidade de importar.

“Havendo esta identificação clara dos produtos que têm estas características, importa, agora, desenvolver a capacidade de articular entre a produção e o consumo”, afirmou Sérgio Ávila.

Apoios cruzados para a exportação

Nesse sentido, esta reunião permitiu ainda identificar os tipos de apoios cruzados que existem para a exportação, para a produção e para a importação, adiantou o vice-presidente, avançando que o passo seguinte passa por promover uma missão dos empresários das Canárias à Região, no sentido de proporcionar contactos directos com os produtores açorianos.

Posteriormente, será desenvolvido trabalho junto dos operadores marítimos, nomeadamente, aqueles que as Canárias disponibilizaram, para que seja encontrado uma solução eficaz e competitiva para a concretizar esta operação.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.