Início / Featured / Açores anunciam limite de pesca de boca negra e congro

Açores anunciam limite de pesca de boca negra e congro

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje, 11 de Julho, que está a ser preparada uma portaria para impor totais admissíveis de captura (TAC) a outras espécies demersais, além do goraz, como o boca negra ou o congro, “permitindo uma gestão mais adequada destes recursos”.

O secretário Regional, que falava no âmbito de um encontro com os pescadores graciosenses, assegurou que “estes TAC terão em conta os níveis de captura actuais destas espécies”, adiantando que “está discussão um novo regulamento para o método de pesca à linha, estando também a ser preparada legislação para alargar a obrigatoriedade da instalação do sistema AIS (Automatic Identification System)”.

Legislação será posta à discussão do sector

Toda esta legislação, que será posta à discussão do sector até ao final do ano, tem como “principal objectivo garantir a sustentabilidade da pesca nos Açores, afirmou Gui Menezes.

O secretário Regional referiu ainda que se prevê um aumento da quota do goraz na Região em cerca de 10% para o próximo ano, sendo aplicada a mesma chave de repartição.

Goraz é das pescarias mais importantes na Graciosa

O goraz é uma das pescarias mais importantes para os pescadores graciosenses, sendo que a primeira venda em lota já rendeu este ano mais 40% do que no período homólogo de 2017.

Na ilha Graciosa, o goraz rendeu este ano mais de 466 mil euros, o que significa, segundo Gui Menezes, que “o importante é fazer uma boa gestão dos recursos”.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Bivalves contaminados são perigosos. Antes de os apanhar consulte a página do IPMA

O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta: a ingestão de bivalves contaminados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.