Início / Apoios e Oportunidades / Açores activa linha de crédito de apoio à pesca

Açores activa linha de crédito de apoio à pesca

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores anunciou que, “a partir de hoje, os pescadores açorianos podem apresentar candidaturas ao Credipesca”, a linha de crédito de apoio à pesca local e costeira criada pelo Governo dos Açores.

Fausto Brito e Abreu salientou que o Executivo Regional já assinou o protocolo com três instituições bancárias que vão disponibilizar o montante de dois milhões de euros que se destina a apoiar armadores açorianos.

“O objectivo desta linha de crédito é apoiar o financiamento dos custos de manutenção e de reparação de embarcações e equipamentos”, frisou Brito e Abreu, acrescentando que “a substituição de equipamentos também será abrangida por este apoio”.

10 mil a 75 mil euros de apoio

O Credipesca é uma linha de crédito bonificada até cinco anos que irá disponibilizar aos armadores verbas entre 10 mil e 75 mil euros por embarcação, sendo que os empréstimos serão concedidos por escalões, ou seja, em função do valor das capturas efectuadas por embarcação nos últimos três anos.

Para o secretário Regional, esta é “mais uma resposta política” aos efeitos que as flutuações das capturas verificadas nos últimos anos têm no rendimento dos pescadores e que, consequentemente, “afectam a capacidade financeira dos armadores para fazer face às necessidades de manutenção das suas embarcações”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Projecto EntoValor: Insectos na alimentação animal tornam sector mais sustentável

O projecto EntoValor demonstra que a introdução de insectos permite manter um sector agro-alimentar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.