Início / Agricultura / Aberto concurso para acções de gestão de combustível com recurso a pastorícia

Aberto concurso para acções de gestão de combustível com recurso a pastorícia

O Ministério da Agricultura, liderado por Luís Capoulas Santos, informa que está aberto, a partir de hoje, 26 de Outubro, um concurso para a realização de acções de gestão de combustível com recurso a pastorícia, no âmbito da implementação da estratégia de Defesa da Floresta contra Incêndios.

O apoio, no montante global de 5 milhões de euros, destina-se à implementação de acções de pastoreio, à instalação de sistemas de maneio e gestão do efectivo e ao aumento do efectivo de pequenos ruminantes nas áreas de rede primária e secundária de faixas de gestão de combustível e nas áreas de mosaicos de parcela de gestão de combustível identificadas pelo ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Candidaturas

Podem candidatar-se proprietários e entidades gestoras de terrenos, proprietários ou grupos de proprietários de efectivos de pequenos ruminantes, incluindo os rebanhos comunitários, Organizações de Produtores Florestais, entidades gestoras de Zonas de Intervenção Florestal, entidades gestoras de áreas baldias, municípios e freguesias incluídos em áreas elegíveis.

As candidaturas podem ser apresentadas até dia 30 de Novembro, através do formulário que está disponível na página do ICNF, aqui.

Financiada pelo Fundo Florestal Permanente

Financiada pelo Fundo Florestal Permanente, a medida visa o desenvolvimento de actividades que promovam a compartimentação de espaços, através da criação de descontinuidades do coberto vegetal que irão reduzir o combustível, com o objectivo de prevenir fogos florestais.

Com uma duração de cinco anos, a medida terá uma dotação anual de um milhão de euros para o território nacional, dos quais 300 mil euros se destinam a apoiar candidaturas no território abrangido pelo Programa de Revitalização do Pinhal Interior.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

CNCFS leva Seminário sobre a Alfarroba a Loulé. Entrada gratuita

O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS) organiza um Seminário sobre a Alfarroba, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.