Início / Agricultura / A temperatura vai subir. Consulte o Risco de Incêndio Florestal no seu concelho

A temperatura vai subir. Consulte o Risco de Incêndio Florestal no seu concelho

O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta: são 14 os distritos em aviso amarelo entre sábado e domingo. As temperaturas em Portugal vão chegar aos 30 graus em todo o território continental. Com Lisboa nos 35 e Évora e Beja nos 38.

Deste modo, o risco de incêndios vai aumentar consideravelmente. O aviso tem início às 10 horas de sábado, 18 de Agosto, e prolonga-se até às 6 da manhã de domingo.

Este aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido quando há uma “situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica”.

Risco temporal de incêndio

Assim, há que seguir os concelhos do ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas sobre “Risco temporal de incêndio”.

Consulte o Risco de Incêndio Rural para o dia de hoje e as previsões para os próximos dois dias para os concelhos seleccionados no seu registo. Caso pretenda consultar o risco na aplicação aceda aqui.

App disponível

No âmbito do objectivo estratégico “redução do número de ocorrências” do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI), foi desenvolvida uma aplicação de divulgação do Risco de Incêndio Florestal (RIF) com vista à consciencialização/percepção do risco e, consequentemente, à adopção de comportamentos adequados e preventivos por parte da população.

A informação das classes de risco de risco de incêndio é fornecida diariamente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e pode ser consultada no seu portal. (Consulte aqui o mapa nacional).

Esta aplicação, para além de promover a divulgação do RIF diário a nível concelhio, apresenta ainda as restrições e condicionantes legais associadas a cada classe de risco de incêndio, consoante se esteja dentro ou fora do período crítico, nomeadamente a execução de queimas/queimadas, o uso de fogareiros e grelhadores, o uso de maquinaria agrícola/florestal, o uso de fumigadores, o lançamento de foguetes e outros comportamentos de risco.

Receber a informação por correio electrónico

Se quiser utilizar o serviço de divulgação do RIF via correio electrónico, este obriga ao registo (aqui) e permite ao utilizador seleccionar os concelhos para os quais pretende receber informação diária sobre o RIF via correio electrónico.

Associada a cada mensagem será enviado o link/ficheiro PDF com o RIF diário e as previsões para os dois dias seguintes e informação estatística com os valores provisórios disponíveis à data.

Aplicação de risco de incêndio no seu site

Preocupado com os incêndios e em preveni-los? Tem site próprio? Saiba que pode dar estar informação, gratuitamente.

Para além da consulta directa através do link, esta aplicação pode ser colocada em páginas de Internet e ecrãs informativos (painéis) com definição prévia do concelho que se pretende disponibilizar para consulta diária.

Para colocar a aplicação em páginas (ver aqui), será necessário incluir um código, cujo nome de distrito do concelho deverá estar escrito tal como se apresenta na lista da aplicação.

Exemplo para o distrito de Viana do Castelo, concelho de Arcos de Valdevez:

<iframe src=”https://fogos.icnf.pt/rif/Stat_Global_Sensibilizacao_Riscolist2.asp?x_distrito=Viana do Castelo&x_concelho=Arcos de Valdevez” width=”336″ height=”440″>
</iframe>

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Siro e Cerealto unem-se. Cerealto Siro Foods vai produzir marcas para terceiros

A Siro e a multinacional Cerealto assinaram um acordo para a integração de ambas as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.