Início / Agenda / 8º Congresso Florestal Nacional marcado para Outubro em Viana do Castelo

8º Congresso Florestal Nacional marcado para Outubro em Viana do Castelo

O 8º Congresso Florestal Nacional vai realizar-se de 11 a 14 de Outubro, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o tema central dedicado à “Floresta em Português: Raízes do Futuro”. A Apcer – Associação Portuguesa de Certificação é o primeiro patrocinador conhecido do evento; além de patrocinador prata, contará com um stand no espaço de exposição do Congresso.

A organização do Congresso está a cargo de uma Comissão constituída por elementos da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde decorrerão as conferências e sessões temáticas, e das Associações Florestais do Lima e do Vale do Minho.

Desde a sua fundação, em 1984, a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais tem vindo a desenvolver diversas actividades no sentido de fomentar o estudo e progresso da ciência e da técnica florestal entre as quais se destaca a organização dos Congressos Florestais Nacionais.

Os sete Congressos Florestais Nacionais anteriores realizaram-se em diversas localidades e debruçaram-se sobre temas centrais variados, como “Floresta, Desafio de Longo Prazo” (Lisboa 1986), “Floresta e Mudança” (Porto 1990), “Os Recursos Florestais no Desenvolvimento Rural” (Coimbra 1994), “A Floresta na Sociedade do Futuro” (Évora 2001), “A Floresta e as Gentes” (Viseu 2005), “A Floresta num Mundo Globalizado” (Ponta Delgada 2009) e “Floresta, Conhecimento e Inovação” (Vila Real e Bragança 2013).

Intercâmbio com a lusofonia

O próximo (oitavo) Congresso Florestal Nacional ocorrerá em 2017 e propõe-se abordar um tema ainda não desenvolvido em anteriores Congressos, em linha com o objectivo estatutário de promover o intercâmbio internacional. Assim, para além das “sempre importantes trocas técnicas e científicas a nível nacional, o Congresso tentará promover o intercâmbio entre entidades e especialidades do mundo lusófono, de modo a que estas possam partilhar experiências, resultados, técnicas e desenvolvimentos científicos na área florestal e que utilizem estas raízes comuns como base para os desenvolvimentos futuros”.

Dentro do tema central do Congresso serão realizadas Conferências sobre diversos aspectos de interesse geral como florestas e conservação da natureza, madeiras na lusofonia, biodiversidade, políticas e mercados internacionais, estatísticas florestais, gestão florestal comunitária. Para além destas Conferências serão realizadas Sessões Temáticas sobre outros aspectos técnico-científicos mais particulares que serão oportunamente definidos.

Pode consultar aqui o programa provisório.

A inscrição com tarifa reduzida pode ser efectuada (aqui) até 15 de Agosto de 2017. Posteriormente a esta data, o valor acresce 50%.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 14 a 20 Outubro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Milho Grão – Conjuntura semanal Na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.