Início / Agricultura / 7 razões para usar vinagre na sua horta e/ou jardim

7 razões para usar vinagre na sua horta e/ou jardim

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Bem, hoje venho-vos falar sobre vinagre. Não,não se enganaram no blog! 🙂 Este continua a ser um blog sobre agricultura, e este é apenas  mais um artigo de dicas caseiras para utilizar produtos que todos temos em casa. De facto, alguns produtos que servem para a nossa cozinha e limpeza da nossa casa também podem ser muito úteis  para controlar problemas que surgem  na nossa horta ou  jardim.

Sabia que o vinagre pode ser usado numa diversidade enorme de fins? Por exemplo, no que diz respeito a limpezas, o vinagre é um excelente aliado uma vez que o seu ambiente ácido remove gorduras e bactérias. Também na alimentação, o vinagre tem uma enorme destaque uma vez que é usado numa variedade enorme de pratos e há até quem defenda que o vinagre de maçã, por exemplo, pode ser um bom aliado na perca de peso (já li alguns artigos sobre o assunto, pesquisem sobre o tema e digam-me o que acham).

Mas vamos ao que interessa… Quer aprender a usar vinagre para ajudar a proteger as plantas da sua horta ou jardim? Confira abaixo 7 razões pelas quais deve usar vinagre na sua horta e/ou jardim.

1. Usar vinagre para afastar a mosca da fruta da sua horta

O vinagre ajuda a afastar alguns insectos que atacam as plantas como, por exemplo, a mosca-da-fruta também conhecida como Drosophila Melanogaster. Deve estar a perguntar como é que pode usar vinagre para afastar esta praga. Aconselho-o(a) a fazer da seguinte forma: misture numa garrafa ou lata uma chávena de águameia chávena de vinagre de maçã  e meia chávena de açúcar.  Como esta mistura é adocicada, as moscas vão ficar entretidas com esta mistura, e vão afastar-se  das suas árvores de fruto. Pelo menos a probabilidade de diminuírem este tipo de problemas na sua horta é menor, garanto.

usar vinagre na horta

Solução preparada com vinagre, água e açúcar para atrair as moscas da fruta na sua horta. Fonte da imagem: YouTube

2. Use o vinagre para afastar os animais da sua horta e/ou jardim

Os gatos por exemplo, não suportam o cheiro a vinagre de vinho branco, e por essa razão, pode usá-lo para  proteger as suas plantas. Para tal, mergulhe alguns trapos de pano velho em vinagre branco e crie com estes uma espécie de “vedação”  à volta da sua horta.Vai ver que afasta os intrusos mais insistentes.

vinagre na horta isso você não sabia
Borrife a solução aquosa que preparou sobre as suas plantas. Fonte da imagem: Vida na Roça

3. Para regar as plantas que precisam de maior acidez, use vinagre

Como já deve saber, nem todas as plantas tem as mesmas necessidades químicas e biológicas para crescerem e se desenvolverem. Existem plantas que necessitam de um solo mais ácido e por isso pode usar o vinagre para acidificar o meio.  Já experimentou regar as suas plantas que necessitam de maior acidez com vinagre de maçã?

Para o efeito, aconselho a usar a seguinte receitauma chávena de vinagre de maçã para uma proporção de três litros de água. Mas MUITA ATENÇÃO! Não abusa desta solução aquosa uma vez que nem todas as plantas aguentam um aumento da acidez brusca no solo ( por isso, seleccione bem quais as plantas onde vai aplicar esta receita caseira). Também evite borrifar sobre as plantas pois pode matar muitas delas. Aplique esta receita mais na zona do caule e raízes. As rosas são um exemplo de plantas que pode beneficiar desta solução aquosa com vinagre.

 vinagre branco na horta

4. Elimine plantas infestantes na sua horta com vinagre

O vinagre pode ser considerado um herbicida. Isto significa que se colocar uma solução de água e vinagre previamente preparada sobre as plantas infestantes localizada nos muros ou paredes ou bermas de estradas, elas irão acabar por morrer. Quer saber mais sobre plantas infestantes? Leia o meu artigo aqui.

5. Use vinagre para desinfectar utensílios de jardinagem

Precisa de desinfectar as ferramentas que usa para jardinar ou na sua horta e precisa de uma receita rápida e eficaz? Use água com vinagre para o efeito.  Pode usar também esta solução aquosa para desinfectar ferramentas, vasos e tabuleiros de germinação e dessa forma evitar a transmissão de fungos e doenças que podem afectar o crescimento e desenvolvimento das plantas.

 colocar vinagre na horta

6. Elimine as lesmas e caracóis da sua horta

As lesmas e caracóis morrem com vinagre de vinho branco. Que tal colocar armadilhas com vinagre ao longo da sua horta? Pode também pulverizar esta solução sobre estes inimigos da horta. Não se esqueça que deve repetir este tratamento sempre que se justifique bem como depois de dias de chuva. Verifique também se este comportamento  não afecta as plantas nas redondezas (verifique se as plantas ao redor resistem ao vinagre branco). Se quiser saber mais formas de acabar com os caracóis e lesmas veja este meu artigo aqui.

7.  Use vinagre como tratamento de fungos ou pulgões nas plantas

Experimente usar uma  mistura de vinagre  com água (através de um borrifador)  para retirar pulgões e outros insectos que se manifestam como verdadeiras pragas  nas folhas das plantas. Pode também  usar esta solução para combater os ataques de fungos às árvores (apenas se estas não forem sensíveis ao vinagre como é óbvio).

 uso do vinagre na horta

Estas 7 formas de usar vinagre na horta podem ser muito úteis para quem procura  soluções eficientes e ambientalmente corretas para proteger as suas plantas na horta e/ou jardim.  Quero saber se já experimentaram alguma destas receitas na vossa horta ou jardim! Digam-me nos comentários 🙂

A Cientista Agrícola

Verifique também

Beer Party leva mais de 100 cervejas para prova em Lisboa

O melhor do mundo das cervejas estará reunido no Lisbon Marriott Hotel, este sábado, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.