Início / Agenda / 5ª edição da Agroin debate Ecoinovação no Estoril

5ª edição da Agroin debate Ecoinovação no Estoril

A 5ª edição da Agroin realiza-se no próximo dia 18 de Abril no Centro de Congressos do Estoril, com entrada gratuita. A “Ecoinovação” é o tema deste ano reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir a sustentabilidade com um racional económico e rentabilidade com uma preocupação ambiental, apresentando dados de estudos internacionais sobre o sector.

Na 5ª edição da Agroin, organizada anualmente pela IFE, a aposta na “Ecoinovação” reúne especialistas da área e empresários agrícolas na procura do caminho para a sustentabilidade com um racional económico e para a rentabilidade com uma preocupação ambiental. Entres eles, conta-se a presença de Namastê Messerschmidt, consultor agroflorestal brasileiro e especialista de referência em agricultura sintrópica, que estará em Portugal para falar de um sistema que pode revolucionar a forma como pensamos a floresta.

Conservação é a palavra-chave

Na abordagem ao tema, a conservação é a palavra-chave e os empresários agrícolas portugueses são dos que mais praticam agricultura de conservação na Europa. Apesar disso ainda não existe muita consciência dos resultados económicos desta opção. Se, por um lado, todos os países desenvolvidos possuem políticas específicas para apoiar o sector agrícola, a condicionalidade das ajudas da Política Agrícola Comum (PAC) obriga a que os eco apoios sejam uma realidade a ter consideração nas contas de explorações. Redesenhar a estratégia agrícola com base nesta condicionalidade pode ser uma oportunidade a não perder.

Por outro lado, as práticas agrícolas sustentáveis são essenciais para o combate às alterações climáticas e ao aquecimento global. Num país mediterrânico, onde ciclos de secas e de chuvas concentradas se intensificam cada vez mais, esta é uma realidade a considerar.

Programa

Em formato de mesa redonda, empresários e gestores agrícolas vão partilhar a sua visão da gestão para a sustentabilidade. Preparar e planear uma estratégia que garanta o futuro não é tarefa simples, mas é cada vez mais um imperativo nas explorações agrícolas.

Namastê Messerschmidt irá falar de um conceito pouco desenvolvido em Portugal, mas que pode revolucionar a forma como pensamos a floresta. O Sistema Agroflorestal de Sucessão é reconhecido como uma das técnicas de plantação mais viáveis do ponto de vista ambiental, social e económico, em que a plantação é feita de forma sincronizada com espécies agrícolas (hortícolas e frutíferas) e espécies florestais. O especialista, ligado aos mais importantes projetos brasileiros nesta área, como o “Cooperafloresta”, o “Assentamento Mário Lago”, o “Agroflorestar”, o “Instituto Oca” e a “Fazenda da Toca”, irá falar da experiência brasileira, mas também comentar o que já está a ser feito em Portugal neste campo.

Pode consultar o programa aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Director Regional da Agricultura: sector da carne cresce significativamente nos Açores

O director Regional da Agricultura destacou o crescimento significativo que se regista na fileira da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.