Início / Agricultura / 5 ideias de negócio para investir na agricultura

5 ideias de negócio para investir na agricultura

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Investir na agricultura, ainda vale a pena?

Hoje venho falar-vos sobre áreas de negócio na agricultura que, na minha opinião, valem a pena apostar. É certo que já devem ter ouvido dizer que a agricultura está na moda muito pelo facto de existirem cada vez mais pessoas a quererem investir neste sector, muitas vezes sem qualquer histórico na área. Quer investir na agricultura? Então este artigo é para si!

Também já devem ter reparado que a crise económica que se verificou de uma forma mais acentuada há uns anos atrás, provocou diversas mudanças ao mercado de trabalho e trouxe ao sector agrícola uma série de novas oportunidades que irei falar neste artigo.

investir na agricultura

De facto, existem cada vez mais empreendedores, essencialmente jovens, a quererem investir no sector agrícola, olhando para a agricultura como um negócio com futuro.

Neste novo artigo, trago-lhe 5 ideias de negócios que podem, na minha opinião, serem bastante válidas para quem quer investir na agricultura. 

É certo que, para facilitar toda a implementação do projecto agrícola e financiamento, existem quadros de apoio ao investimento neste sector como por exemplo o PDR 2020, PAC e outros programas.

Em relação a estes programas de apoio, irei escrever num próximo artigo quais os principais programas de apoio ao agricultor e como usufruir deles. Por isso, esteja atento pois vai ser-lhe útil!

Apesar do sector estar altamente dependente de fatores climáticos e até subsidiários, a agricultura pode ser rentável, desde que consiga garantir escoamento para os produtos agrícolas que pretende produzir.

Conheças as minhas dicas de 5 ideias para investir na agricultura.

5 oportunidades que deve considerar se quer investir na agricultura

1. Agricultura biológica/produtos biológicos

A agricultura biológica ou orgânica surgiu como  uma oposição  à agricultura industrializada tendo como  principal objectivo a  reintegração  das actividades humanas na capacidade dos ecossistemas, tornando o sector agrícola mais sustentável.

A agricultura biológica consiste num tipo de agricultura que permite a produção de alimentos e fibras têxteis saudáveis e de qualidade, através de um modo de produção que promova práticas sustentáveis com reduzido impacto para o ecossistema agrícola.

Os produtos biológicos devido à ausência de resíduos de pesticidas e outros produtos químicos promovem uma alimentação mais saudável e natural e por essa razão, são uma ideia de negócio agrícola a considerar.

Conheça as melhores consociações em agricultura biológica para a sua horta aqui.

investir na agricultura

2. Produtos gourmet/alta cozinha

Os produtos gourmet podem também ser uma boa aposta se quer “pensar fora da caixa”.

São  produtos de extrema qualidade, grande parte das vezes com carácter inovador e que são actualmente muito procurados pelos portugueses bem como altamente valorizados. É claro que não são para todas as carteiras, mas pode ser um boa negócio de nicho que deve ponderar.

Pode também gostar de ler o seguinte artigo:

Gastronomia molecular: ciência e/ou alimentação?

investir na agricultura

3. Aposta na vinha: produção de vinho com alta qualidade

área da viticultura e enologia tem crescido muito nos últimos tempos no nosso país.

Especialmente, tem aumentado o interesse pelo vinho português, que tem sido cada vez mais exportado e feito um “brilharete” nas feiras  de vinhos um pouco por todo o mundo.

A aposta na produção de vinhos deve ser sobretudo na produção em qualidade e não em quantidade, uma vez que nesta última já existe muita concorrência.

investir na agricultura

4. Produção de microculturas/microvegetais

Não sei se já ouviu falar na empresa BioVIVOS ,(não é publicidade)…Este é um dos exemplos melhores que que posso dar em relação a esta ideia de negócio.

Consiste na produção de super alimentos, com micro-produção local de proteínas vegetais, aminoácidos, enzimas, vitaminas e antioxidantes e que tem sido cada vez mais uma tendência na alimentação humana. Depois de produzidos, estes vegetais são vendidos “vivos” para manter o produto fresco e evitar o corte e refrigeração .

Também a produção de  aromáticas ou de plantas para chás ainda revelam-se áreas de negócio agrícola ainda pouco exploradas  mas cuja procura tem crescido continua a crescer. Porque não apostar neste tipo de produção? Pense nisso!

investir na agricultura

5. Produção de plantas ornamentais

produção de plantas ornamentais já é bastante antiga e continua a ser rentável.

Há quem diga que é dos sectores mais rentáveis da agricultura (é preciso gostar, como é óbvio).  Para o incentivar a produzir plantas ornamentais acrescento a vantagem de que no nosso país as condições edafo-climáticas são excelentes para a produção  deste tipo de plantas.

investir na agricultura

Ficou convencido(a) com as minhas ideias para investir na agricultura? Conhece alguém que tenha tido sucesso nestas culturas? Conte-me tudo…Quero saber a vossa opinião!

A Cientista Agrícola

Verifique também

SIMAB estuda implantação de Plataforma Agroalimentar em Cabo Verde

A SIMAB — Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores conclui até final de Julho o estudo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.