Início / Agricultura / 5 dicas para aumentar a produtividade das suas culturas

5 dicas para aumentar a produtividade das suas culturas

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

 

Todos os trabalhadores e profissionais da área agrícola anseiam atingir boas produtividades  na cultura que escolheram. No entanto, esquecem-se muitas vezes de alguns pontos fulcrais que podem comprometer todo o processo. Em baixo, dou cinco dicas fundamentais para que atinja óptimos resultados aumentando a produtividade agrícola das suas culturas. Confira!

Aumentar a produtividade agrícola das culturas é um dos principais objectivos de qualquer produtor agrícola. Para isso é fundamental que “trate” a sua exploração agrícola como uma verdadeira empresa.

1- É fundamental uma análise nutricional aos solos antes da sementeira

Talvez dos factores mais importantes e um dos que os agricultores mais se esquecem. Uma análise nutricional ao solo antes de ser efectuada a sementeira é INDISPENSÁVEL e  irá garantir que não faltem os nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento da cultura pretendida. Não efectuar este tipo de análises nutricionais pode trazer prejuízos significativos ao longo do ciclo cultural e no rendimento final da cultura. Este é um dos primeiros passos a ter para garantir uma produtividade agrícola nas suas culturas muito satisfatória.

Faça análises ao solo regularmente. A determinação da fertilidade de um solo através das análises à qualidade da terra, constituem um dos primeiros passos para o planeamento de um programa de fertilização adequado.O recurso à análise de terra e a aplicação de nutrientes na quantidade aconselhada conduz a produções elevadas e de qualidade, sem poluir o meio ambiente.Através de uma análise periódica evita-se a ocorrência de desequilíbrios nutritivos, condição fundamental para a resistência da cultura às doenças que possam surgir garantindo uma  produção com qualidade (Fonte da imagem:Venturo – Análises Ambientais)

2-  Aumente a produtividade agrícola: aposte na qualidade da semente

A qualidade da semente(comprem sementes certificadas,apostem em boas variedades) de é essencial para a obtenção de plantas com qualidade uma vez que  a semente, quando colocada no solo para germinar e posteriormente emergir, normalmente encontra condições adversas de humidade e temperatura, entre outros factores que podem comprometer o seu crescimento e desenvolvimento. Uma semente de alta qualidade possui maiores hipóteses de ultrapassar com sucesso estas condições.

Utilizar sementes certificadas é um passo fundamental para garantir boas produtividades e diminuir a probabilidade de aparecimento de doenças.

3- Invista na sua formação

Como dizem habitualmente em Portugal “o conhecimento gera conhecimento” e é uma frase bem verdadeira. Investindo na sua formação( quer através de formações de curta-duração, quer através de formação académica), seremos profissionais mais informados e dessa evitará que sejam cometidos tantos erros na sua exploração. A aposta na tecnologia agrícola também é muito importante pois fará com que nos manteremos competitivos em relação a outros países mais avançados. O investimento em tecnologia pode ser feito através da compra e/ou aluguer de máquinas agrícolas mais sofisticadas e eficazes ou através da aposta na agricultura digital (veja o meu post anterior sobre este tema).

A aposta e investimento em formação na área agrícola faz de nós produtores mais conscientes dos principais problemas e mais cientes da forma como podemos resolvemos através de um maior conhecimento (Fonte da imagem: Agrup.Escolas Abelheira).

4- Faça rotação de culturas

Os benefícios desta prática cultural já não são novidade para nenhum profissional ou trabalhador da área. Para que esta prática seja verdadeiramente benéfica é recomendado que esta seja planeada antecipadamente. Por exemplo, se  pretender produzir milho  e posteriormente fazer rotação de culturas, deve compreender a aptidão agrícola de cada cultura e a formas como estão vão interagir entre si. Como é óbvio, os benefícios da rotação de culturas não se verificam instantaneamente, sendo apenas verificados a longo prazo através do enriquecimento do solo com vários nutrientes provenientes de várias culturas(no caso da sucessão de culturas o mesmo não se verifica, uma vez que a tendência é para a perda de nutrientes).  A rotação de culturas apresenta-se também como uma vantagem na redução da erosão do solo, uma vez que as necessidades de fertilização da cultura vão variar consoante o ciclo cultural de cada cultura, ao contrário do que se verifica no caso da monocultura. É de salientar que esta prática é cada vez mais incentivada como solução para as exigentes medidas agro-ambientais que actualmente são exigidas.

A rotação de culturas pode além de minimizar os impactes ambientais das actividades agrícolas pode também, quando feita correctamente, maximizar o rendimento final obtido.

Veja o meu artigo sobre a importância das rotações de culturas aqui.

A rotação de culturas é uma prática cultural essencial para enriquecimento nutricional do solo, garantindo maiores produtividades (Fonte da imagem:Wikipédia).

5- Encare a sua exploração agrícola como uma empresa

Esta dica parece óbvia mas na realidade nem todos os empresários agrícolas o fazem. É importante que se faça uma gestão económico-financeira contínua dos custos de produção e do rendimento que obteve com essa cultura. Só dessa forma conseguirá analisar qual é o seu custo total de produção e estabelecer um preço mínimo de venda fazendo com que não perca dinheiro. É certo que muitas das vezes( a maioria) o preço de venda é estabelecido consoante a oferta e a procura, mas se fizer esta análise conseguirá uma gestão muito mais eficaz da sua EMPRESA!

Cumpra estas 5 dicas e aumente a sua produtividade agrícola substancialmente fazendo da sua empresa um verdadeiro sucesso.

A Cientista Agrícola

loading...

Verifique também

10 Factos que deve saber sobre um agricultor

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola QUANTOS …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.