Início / Agricultura / 5 ao Dia sensibiliza alunos para campanha da Protecção Civil sobre limpeza das florestas

5 ao Dia sensibiliza alunos para campanha da Protecção Civil sobre limpeza das florestas

O Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) recebeu, na passada quarta e quinta-feira, dia 20 e 21 de Março, a 32.ª e 33.ª sessão, do ano lectivo 2018/2019, do Programa 5 ao Dia, nesta que já é a sua 9.ª edição, a qual contou com a participação dos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico das escolas EB Gualtar e EB Este S. Pedro, do concelho de Braga, e alunos da escola EB Terras de Bouro.

Na 32.ª sessão, as crianças da escola EB Gualtar foram acompanhadas pela professora Ângela Soares e as crianças da EB Este S. Pedro foram trazidas pelas professoras Carla Mota, Alda Gonçalves e Lúcia Oliveira e pela terapeuta Daniela Vilas-Boas.

Quanto à 33.ª sessão, as crianças da escola EB Terras de Bouro foram acompanhadas pelas professoras Natália Teixeira e Carla Almeida.

Dia da Floresta

Na semana em que se assinalou o Dia da Floresta e o Dia Mundial da Água, os conteúdos didácticos e formativos do Programa 5 ao Dia foram, desta vez, “enriquecidos com formatos e dinâmicas pedagógicas alusivas a estes dias comemorativos e às suas principais mensagens de desenvolvimento da consciência ambiental das crianças”, realça uma nota de imprensa do director do Mercado Abastecedor da Região de Braga, António Félix.

No contexto do Dia da Floresta, a bióloga Liliana Moreira, sensibilizou as crianças para a importância da floresta na manutenção da vida no planeta, designadamente ao nível da fauna e da flora, sendo que, a mesma deve ser mantida e respeitada em todas as suas dimensões, designadamente, ambientais, sociais, económicas, recreativas e culturais.

Foi ainda lembrado às crianças o papel vital das florestas na regularização do ciclo hidrológico, na protecção dos solos face à erosão, na produção de inúmeras matérias-primas, para além da produção de oxigénio e da absorção de dióxido de carbono, factores imprescindíveis à existência de vida no planeta.

Limpeza das florestas

Neste âmbito as crianças foram ainda alertadas para a campanha da Autoridade Tributária e Aduaneira em colaboração com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, que decorre em Portugal, e que visa a limpeza das florestas, sendo que, para o efeito, foi exibido o cartaz que estas entidades têm difundido pelo país por forma a sensibilizar a população para a limpeza da vegetação num raio de 50 metros à volta das casas e 100 metros à volta das aldeias.

Dia Mundial da Água

Na parte respeitante à comemoração do Dia Mundial da Água, foi salientada a necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso, atendendo a que a gestão dos recursos hídricos tem significativo impacto em vários sectores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.

De realçar que apenas cerca de 0,008% do total da água do nosso planeta é potável (própria para consumo) e que grande parte das fontes deste bem (como rios, lagos e ribeiras) está contaminada, poluída e degradada pela acção do homem, daí a necessidade de se reflectir sobre este problema que, num futuro próximo, poderá traduzir-se na falta de água para o consumo de grande parte da população mundial.

Fruta e legumes para hidratar 

Foi ainda referido pelas nutricionistas Joana Sampaio e Ana Lisa Neto que o consumo da água é uma boa forma de nos mantermos hidratados, sendo que os produtos hortofrutícolas têm uma elevada percentagem de água, tendo por isso aconselhado as crianças a iniciarem o almoço e o jantar com uma sopa de legumes e a nunca esquecerem de fazerem das frutas as suas sobremesas de eleição, bem como inclui-las, sempre que possível, nos lanches ou até ao pequeno almoço.

Foram ainda realçados outros benefícios para a saúde da ingestão regular de água, nomeadamente a regulação da temperatura corporal, eliminação de toxinas através da urina e da transpiração, estímulo do trânsito intestinal e a distribuição de nutrientes pelos diferentes órgãos do corpo, ajudando a que o organismo funcione melhor e fique mais resistente.

Na próxima quarta e quinta-feira, dias 27 e 28 de Março, ocorrerá a 34.ª e 35.ª sessão que contará com a participação dos alunos das escolas EB Carrascal e EB Panoias e das crianças da Casa do Povo de Tadim.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Espanha: Agricultores de Valência fazem manifestação pelos baixos preços das uvas

Os agricultores espanhóis da região de Valência estão preocupados com os baixos preços da uva. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.