Início / Empresas / 5 ao Dia do Mercado Abastecedor de Braga festeja biodiversidade com 100 alunos

5 ao Dia do Mercado Abastecedor de Braga festeja biodiversidade com 100 alunos

A 28.ª e 29.ª sessão, do ano lectivo 2018/2019, do Programa 5 ao Dia realizou-se no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) na passada quarta e quinta-feira, dia 27 e 28 de Fevereiro.

Nesta que já é a sua 9.ª edição, contou com a participação dos alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico das escolas EB Gandra, EB Estrada, EB Tenões e EB Bairro Económico.

Na 28.ª sessão, as crianças das escolas EB Gandra e EB Estrada foram acompanhadas pelas professoras Paula Araújo e Alexandra Lopes, respectivamente.

Quanto à 29.ª sessão, as crianças da escola EB Tenões vieram com a professora Anabela Fernandes e as crianças da escola EB Bairro Económico foram acompanhadas pelas professoras Conceição Coutinho, Carmo Fernandes, Sílvia Rodrigues e Margarida Braga.

Década das Nações Unidas para a Biodiversidade

Nesta semana a temática abordada pelo Programa 5 ao Dia do MARB foi “2011 – 2020 – Década das Nações Unidas para a Biodiversidade” e neste sentido as actividades foram contextualizadas por forma a sensibilizar as crianças para os factores que ameaçam a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, bem como que contributos podem realizar para a preservação da mesma.

Neste âmbito, a Bióloga Liliana Moreira informou as crianças sobre os efeitos nocivos de factores como: a poluição; o uso excessivo dos recursos naturais; a desflorestação; a expansão urbana e industrial; a extinção das espécies animais e vegetais; a contaminação dos solos, água e atmosfera por agentes poluentes, bem como os incêndios.

Preservação da biodiversidade

As crianças foram ainda alertadas para a relevância e necessidade da conservação da diversidade biológica enquanto factor de equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas, tendo-se incentivado as mesmas a realizarem pequenas acções diárias que contribuam para o desenvolvimento sustentável e, dessa forma, para a preservação da biodiversidade.

Das quais se destacam as seguintes: consumir diferentes tipos de arroz, pão, frutas e vegetais; comprar produtos locais e/ou nacionais em vez de outros que não são produzidos na área de residência ou que são importados; semear ou plantar diferentes plantas de flor, aromáticas ou árvores autóctones em florestas, varandas ou em espaços ajardinados; reutilizar ou reciclar os materiais, principalmente os de plástico, metal e vidro; evitar o uso de produtos químicos, adubos e pesticidas e contribuir para a diminuição da poluição da água, do ar e sonora.

42% das espécies animais e vegetais na Europa diminuíram as suas populações

Refira-se que conforme estudos realizados pela Plataforma Inter-governamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistema (IPBES), entidade científica da ONU para a área da biodiversidade, na última década 42% das espécies animais e vegetais na Europa diminuíram as suas populações.

De forma ainda mais abrangente, a ONU alerta ainda que, desde 1970 a Humanidade já perdeu 60% dos mamíferos, aves, peixes e répteis.

“Visita ao Mercado”

Destaque para a actividade de “Visita ao Mercado” que contou com a participação especial dos operadores do MARB, Nfrutas e Legumes; ABF – Comércio de Frutas; Frutas S. Bento; Frutas Queirós & Filhos; Celestino Cabreira & Filhos; Simões, Lda., que acompanharam as monitoras do Programa 5 ao Dia e as crianças na visita aos seus espaços comerciais, informando e ajudando as crianças a identificar os diversos hortofrutícolas que visualizaram, bem como ensinando aspectos relevantes sobre os mesmos, tais como, as suas origens, variedades, calibres, modos de conservação e embalamento, aspectos botânicos, composição vitamínica, entre outros.

Após as férias de Carnaval, o Programa 5 ao Dia será retomado nos dias 13 e 14 de Março de 2019, naquela que será a sua 30.ª e 31.ª sessão que contará com a participação dos alunos das escolas EB Gualtar, EB Dume e EB Eira Velha.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Ponte de Lima organiza 1.ª Conferência Internacional sobre Sidras e Bebidas do Pomar

O município de Ponte de Lima vai promover a Sidra Talks – 1.ª Conferência Internacional …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.