Início / Agenda / 35ª Ovibeja fica com o único Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra

35ª Ovibeja fica com o único Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra

O único concurso internacional de azeites virgem extra realizado em Portugal é organizado pela Ovibeja. A 35ª Ovibeja, agendada para a semana de 27 de Abril a 1 de Maio, já está a receber muitas manifestações de interesse nas várias temáticas em destaque.

O 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, já está em marcha e já conta com uma larga adesão. Esta competição, a única de âmbito internacional realizada em Portugal, tem vindo a ganhar, consecutivamente, grande prestígio, estando posicionado como o 1º melhor do Mundo, a par do prestigiado “Mario Solinas”, reforçando os propósitos da ACOS — Associação de Agricultores do Sul e das entidades colaboradoras na sua organização.

150 amostras de azeites em 2017

Na 7ª Edição em 2017, foram apresentadas a concurso 150 amostras de azeites provenientes de 11 países. Portugal e Espanha foram os países mais representados. As outras geografias de onde foram recepcionadas amostras foram: Itália, Grécia, Alemanha, Chile, Brasil, Israel, Eslovénia, Tunísia e Andorra. De sublinhar que o concurso Prémio CA Ovibeja ultrapassou já, em amostras e em países representados, o Concurso Mário Solinas, do Conselho Oleícola Internacional (COI).

O reconhecimento e projecção do concurso, diz fonte da ACOS, deve-se também ao “profissionalismo e isenção dos membros do júri pelo facto de serem peritos reconhecidos pelo COI oriundos de diferentes países. Em 2017 o júri foi composto por um total de 40 jurados, reconhecidos pelo COI, representantes de 12 nacionalidades”.

Leque variado de participantes

Com um leque variado de participantes, que vão desde sociedades olivícolas, a grupos empresariais, cooperativas e produtores individuais, o nível de qualidade do concurso torna-o cada vez mais apetecível também aos grandes grupos a operar na área oleícola, tanto de expressão nacional, como internacional.

As categorias a escrutínio são Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso. O regulamento do concurso, apresentado em português, francês, inglês e espanhol está disponível no site da Ovibeja (aqui).

A organização do concurso é da responsabilidade da Associação de Agricultores do Sul, que conta com a colaboração da Casa do Azeite.

Com a tónica da inovação aliada ao respeito e valorização das raízes do campo, são muitas as novidades que estão a ser preparadas para esta edição da Ovibeja.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Aeroporto do Montijo: PAN pede demissão do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou o seu parecer favorável condicionado ao Aeroporto Complementar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.