Início / Agenda / 30.º Encontro da RETE: Cooperação entre portos e cidades em debate em Matosinhos

30.º Encontro da RETE: Cooperação entre portos e cidades em debate em Matosinhos

A cooperação entre portos e cidades vai estar em cima da mesa em Matosinhos durante os dias de hoje, 22 de Novembro, amanhã e sábado. A iniciativa, o 30.º Encontro da RETE – Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, é da responsabilidade conjunta da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e da Câmara Municipal de Matosinhos.

A decorrer na Casa da Arquitectura, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, no Auditório D. Henrique e no CEiiA, este encontro pretende fomentar a cooperação entre os portos e as cidades na área da reorganização das zonas ribeirinhas urbano-portuárias e na relação cidade-porto.

RETE é uma mais-valia para a infra-estrutura portuária

“O Porto de Leixões, pela manifesta proximidade com dois importantes centros urbanos como são Leça da Palmeira e Matosinhos, debate-se regularmente com questões ligadas à integração do porto na cidade, pelo que acolhermos esta 30.ª edição da RETE é uma mais-valia, não só para a infra-estrutura portuária, como também para as cidades envolventes”, refere a ADPL.

Durante o dia de hoje serão realizadas diferentes reuniões dos órgãos da RETE. No segundo dia do evento, sexta-feira, haverá um seminário técnico internacional composto pelos painéis ‘Congestionamento das cidades pela procura turística, cruzeiros: uma falsa questão’ e ‘Colaboração Portos e Universidades’.

A fechar a iniciativa, no sábado, os membros da RETE vão contar com visita técnica ao CEiiA.

Recorde-se que a RETE – Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, foi constituída em 2001, em Lisboa, por iniciativa das administrações portuárias e de cidades portuguesas, espanholas e italianas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.