Início / Agricultura / 29º Concurso Nacional de Bovinos da Raça Mirandesa teve mais de 200 animais em disputa

29º Concurso Nacional de Bovinos da Raça Mirandesa teve mais de 200 animais em disputa

O 29º Concurso Nacional de Bovinos da Raça Mirandesa no qual participaram cerca de duas centenas de animais, apresentados a competição em diversas categorias, decorreu em Macedo de Cavaleiros, entre 24 e 26 de Agosto.

O dia dedicado a esta raça autóctone, 24 de Agosto, contou com cinco lutas de touros de Raça Mirandesa.

Os animais eram oriundos da região do solar da raça (concelhos de Bragança, Vinhais, Vimioso, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Miranda do Douro) e também de algumas explorações localizadas mais a Sul do País.

“O nível da competição foi extremamente elevado, mostrando magníficos exemplares de bovinos com performances produtivas muito relevantes para o estalão da raça”, afirma fonte institucional da DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Entrega de prémios

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no início da tarde do dia 26 de Agosto, tendo comparecido representantes das edilidades que integram o solar da raça, os presidentes das Câmaras Municipais de Macedo de Cavaleiros e Vimioso, e diversos vereadores, o presidente da Associação de Criadores de Bovinos da Raça Mirandesa, o respectivo secretário técnico e o director-geral de Alimentação e Veterinária.

O concurso culminou com um almoço comemorativo do evento, durante o qual os representantes das principais organizações presentes, fizeram intervenções enaltecendo os méritos dos animais a concurso, a qualidade dos produtos deles obtidos (carnes DOP) e ainda, referências aos imensos esforços e sacrifícios feitos pelos criadores para alcançarem a sustentabilidade na criação destes animais.

Vereadora Anabela Torrão (PS), da Câmara Municipal de Miranda do Douro (à direita)

Divulgar raça autóctone de prestígio

“Este foi um evento que pretendeu divulgar esta raça autóctone de prestígio e estimular a orientação dos criadores na produção de animais de Raça Bovina Mirandesa por contribuírem para a valorização e aproveitamento de recursos forrageiros de regiões desfavorecidas, bem como para obtenção da excelente carne mirandesa DOP”, explica fonte institucional do Município de Miranda do Douro.

“Para além do concurso este evento representa também uma grande manifestação de convívio entre os criadores de bovinos mirandeses”, salienta a mesma fonte.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

CIP organiza Congresso “Portugal: Crescimento ou Estagnação? A resposta está nas empresas!“

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal realiza, no próximo dia 22 de Outubro, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.