Início / Featured / 2015 foi o melhor ano de sempre no turismo de cruzeiros nos Açores

2015 foi o melhor ano de sempre no turismo de cruzeiros nos Açores

O secretário Regional do Turismo e Transportes açoriano, Vítor Fraga, revelou hoje, 26 de Fevereiro, em Ponta Delgada, que o turismo de cruzeiros nos Açores teve o seu melhor ano de sempre em 2015, registando mais de 140 mil passageiros em 138 escalas, o que se traduziu num impacto financeiro superior a 4,2 milhões de euros.

Vítor Fraga, que falava na apresentação da Temporada de Cruzeiros 2015/2016, frisou que os Açores viveram em 2015 “o melhor ano de sempre no sector do turismo”, uma tendência também se estendeu aos cruzeiros, salientando que o ano passado “assumiu-se como um ano fantástico, batendo recordes de escalas e passageiros”.

No ano em que, pela primeira vez, houve escalas de navios de cruzeiros todos os meses, Vítor Fraga destacou o facto de terem escalado os Açores “mais de 141 mil passageiros, na sua maioria oriundos do Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Canadá, o que contribuiu, no mesmo período, para um impacto na economia açoriana de cerca de 4,2 milhões de euros”.

MedCruise considera Açores como grande porto

O Secretário Regional ressalvou ainda que, ao ultrapassar 130 mil passageiros por ano, os Açores passaram a ser considerados um “grande porto” pela MedCruise, agência de cruzeiros do Mediterrâneo, o que considerou ser um reconhecimento do “bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido”.

O titular da pasta do Turismo frisou que a actividade de cruzeiros nos portos dos Açores “tem vindo a registar um crescimento acentuado”, com o número de passageiros nos últimos três anos a aumentar 38%, passando de 102.881 para 141.847 passageiros desembarcados, um aumento de cerca de 40 mil passageiro. “Relativamente às escalas, passámos de 122 em 2012, para 138 escalas em 2015”, acrescentou.

Cruzeiros aumentam comércio

Na sua intervenção, o secretário Regional enfatizou ainda que o turismo de cruzeiros permite que dezenas de milhares de pessoas tomem contacto com os Açores, defendendo a necessidade de o comércio continuar a adaptar a sua oferta e realçando que “a animação e a atracção turística representam um papel fundamental no sucesso do turismo de cruzeiros”.

“Se um turista de cruzeiro ficar interessado e atraído pelos Açores é provável que opte por regressar pelos próprios meios, o que, não tenhamos dúvidas, representa um impacto muito positivo na nossa economia”, afirmou Vítor Fraga, salientando que tal também pode funcionar como “um importante instrumento de promoção do destino, de forma gratuita”.

O titular da pasta do Turismo apelou à necessidade de se manter o bom ritmo de crescimento neste sector, através de acções promocionais que mostrem a Região como mais do que um mercado de passagem entre os Estados Unidos e a Europa, aludindo à necessidade de trabalhar em conjunto para continuar a mostrar a diversidade de cada ilha, salvaguardando sempre a responsabilidade social e ambiental.

“Nos Açores, não trabalhamos para a estatística”, frisou Vítor Fraga, acrescentando que a estatística “é, sim, a consequência lógica do muito trabalho desenvolvido, baseado numa visão estratégica e integrada daquilo que cada uma das nossas ilhas, cada um dos nossos concelhos pode oferecer como mais-valia, numa lógica permanente de complementaridade e de valorização daquilo que nos diferencia”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.