Início / Agenda / 20.ª Visita Vitivinícola da Associação Portuguesa de Horticultura chega ao​ Alentejo em Outubro

20.ª Visita Vitivinícola da Associação Portuguesa de Horticultura chega ao​ Alentejo em Outubro

A 20.ª Visita Vitivinícola da Associação Portuguesa de Horticultura (APH) realiza-se nos próximos dias 25, 26 e 27 de Outubro de 2019.

Este ano a Visita Vitivinícola da APH volta ao Alentejo para dar a conhecer ou revisitar uma das regiões líderes na produção de vinho em Portugal e uma das mais dinâmicas no panorama da agricultura nacional.

Alentejo tem 14% da produção de vinho certificado

O Alentejo aumentou a produção de vinho em cerca de 22 milhões de litros entre 2004 e 2018 e representa 14% da produção nacional de vinho certificado (IVV 2019).

Foi a região vitivinícola portuguesa que mais cresceu em área de vinha, totalizando 21.989 hectares (vinho DOC, IG e Mesa), de acordo com as estatísticas do IVV.

Acréscimo de 16 milhões de litros nos próximos anos

Em 2015 foram atribuídas licenças de plantação para 1.195 hectares, e nos anos seguintes, já com o novo modelo das autorizações de plantação, abriu-se a possibilidade a mais 2.500 hectares, portanto um total de 3.695 hectares, que a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) estima que possam originar um acréscimo de 16 milhões de litros nos próximos anos.

A Visita Vitivinícola da APH vai dar a conhecer algumas das adegas e entidades de referência no sector do vinho e da vinha no Alentejo, bem como um pouco da história da região através de visita guiada a pontos-chave do seu património arquitectónico.

Pode consultar o programa provisório da visita e inscrever-se aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Marinha: Resgatados três pescadores ao largo de Sines

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.