Início / Agenda / 1.º Congresso Ibérico do Milho reúne 600 agricultores e técnicos agrícolas em Lisboa

1.º Congresso Ibérico do Milho reúne 600 agricultores e técnicos agrícolas em Lisboa

A data está marcada e as inscrições estão abertas até 25 de Janeiro. O 1º Congresso Ibérico do Milho 2019, “num claro sinal de unidade e concertação de posições entre Portugal e Espanha”, realiza-se nos próximos dias 13 e 14 de Fevereiro de 2019, no Altis Grand Hotel, em Lisboa.

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, é uma presença já confirmada.

Salienta a organização que o milho é uma das principais culturas arvenses semeadas na Península Ibérica, ocupando uma área que ronda os 600 mil hectares.

No entanto, os inúmeros desafios que se colocam aos produtores ibéricos tornam a partilha de estratégias uma prioridade que importa abraçar em prol da competitividade da agricultura dos nossos dois países.

Ciente desta realidade, a Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal e a Agpme — Associação Geral dos Produtores de Milho de Espanha vão organizar nos próximos dias 13 e 14 de Fevereiro de 2019, no Altis Grand Hotel, em Lisboa, o 1.º Congresso Ibérico do Milho 2019, num “claro sinal de unidade e concertação de posições entre Portugal e Espanha”.

Temas em debate

Durante esta iniciativa, serão abordados por reconhecidos especialistas, alguns dos principais temas que mais afectam a produção de milho nos nossos dois países, como são:

  • A importância da agricultura na coesão do território
  • Milho e desenvolvimento na Península Ibérica, uma perspectiva histórica
  • Inovação: que desafios para as próximas décadas?
  • A competitividade da produção de milho nos países do sul da Europa
  • Alterações climáticas: como nos adaptarmos a esta nova realidade?
  • Que política agrícola comum pós 2020?

Oradores convidados

Entre os oradores convidados a Anpromis destaca, entre muitos outros, as presenças de Marta Betanzos Roig (Embaixadora de Espanha em Lisboa), Cristina Lobillo Borrero (Chefe de Gabinete do Comissário Europeu para a Acção Climática e Energia), Jorge Coelho (ex-Ministro do Equipamento Social e membro do “Movimento pelo Interior”), João Ferreira do Amaral (Professor do Iseg-Ul) e Elvira Fortunato (Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa).

Mas, estarão também presentes neste Congresso Ibérico, Jennifer Clever (Adida para Assuntos Agrícolas para Espanha e Portugal, Usda), João Pacheco (Think-Tank Farm Europe), Eduardo Oliveira e Sousa (Presidente da Cap), Pedro Barato (Presidente de Asaja, Espanha), Fernando Miranda (Secretário-Geral do Mapa) e Luís Capoulas Santos (Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural).

Tendo em conta a grande expectativa criada em torno deste evento, que contará com a presença de cerca de 600 agricultores e técnicos agrícolas de ambos países, a recepção das inscrições está limitada à exiguidade da sala e dos hotéis.

A data limite para inscrição é a 25 de Janeiro de 2019 e pode ser realizada aqui.

Mais informações podem ser obtidas em www.anpromis.pt.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Precisa do curso obrigatório de conduzir e operar com o tractor em segurança? Planeta Informático tem

A Planeta Informático, entidade formadora, está a promover o curo, obrigatório, Conduzir e Operar com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.