Início / Economia / 1 de janeiro de 2016. Sem Orçamento, pensões sobem todas

1 de janeiro de 2016. Sem Orçamento, pensões sobem todas

A lei das IAS, do Governo Sócrates, tem sido suspensa em todos os orçamentos. Sem Orçamento, as pensões aumentam automaticamente. Jorge Bravo diz que a despesa pode aumentar 500 milhões de euros em 2016, avança o OJE – O Jornal Económico na sua edição de hoje, dia 1 de Outubro.

A edição que estará nas bancas esta quinta-feira, afirma que, em 2006, o “Governo liderado por José Sócrates fez uma reforma paramétrica da Segurança Social e mudou as regras de aumento das pensões públicas. Foi criado o indexante de apoios sociais (IAS) e novas regras de actualização de pensões e outras prestações sociais do sistema de Segurança Social. As novas regras entraram em vigor a 1 de Janeiro de 2007. Mas foram sendo suspensas a cada Orçamento do Estado. Com as eleições legislativas de 4 de Outubro próximo, dificilmente haverá Orçamento do Estado antes do fim do ano. Assim, as pensões de reforma terão de aumentar automaticamente a 1 de Janeiro de 2016, pelo menos até voltarem a ser suspensas, já pelo novo Executivo”.

“Certamente que no dia 1 de Janeiro de 2016 ainda não está o orçamento para 2016 em execução. Assim, automaticamente as pensões têm de aumentar de acordo com a lei que está em vigor, de 2007, em função do indexante dos apoios sociais, que por sua vez também tem de ser actualizado, em função da taxa de inflação e outros critérios que estão na lei. Porque nos últimos cinco anos, não é apenas deste governo, essa lei não foi revogada, mas simplesmente foi congelada, foi suspensa”, diz Bagão Félix, antigo ministro das Finanças e da Segurança Social ao OJE.

Mas coloca-se um problema. Sem Orçamento aprovado e em execução, o Estado terá de viver em regime de duodécimos, o que obriga a que cada Ministério não possa ter uma despesa superior à do ano passado, dividida pelos 12 meses.

Veja a notícia aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Azeite – Informação Semanal – 18 a 24 Março 2024

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Azeite Prosseguiu a campanha de comercialização …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.